-
1605 Sir Francis Bacon publica The Proficience and Advancement of Learning, que contém a descrição do que seria posterioremente conhecido como o método científico.
-
1605 Michał Sędziwój publica o tratado de alquimia Uma Nova Luz da Alquimia que propões a existênciua do "alimento da vida" dentro do ar, posteriormente reconhecido como o oxigênio.
-
1615 Jean Beguin publica o Tyrocinium Chymicum, um livro texto de química, que esboça a primeira equação química.
-
1637 René Descartes publica Discours de la méthode, que contém uma descrição do método científico.
-
1648 Publicação póstuma do livro Ortus medicinae por Jan Baptist van Helm ont, que é citado por alguns como um trabalho transicional entre a alquimia e química, e uma importante influência para Robert Boyle. O livro conté os resultados de numerosos experimentos e estabelece uma versão inicial da Lei da conservação das massas.
-
1661 Robert Boyle publica The Sceptical Chymist, um tratado que faz a distinção entre a química e a alquimia. Contém algumas das primeiras idéias modernas de átomos, moléculas e reação química e marca o início da história da química moderna.
-
1662 Robert Boyle propõe a Lei de Boyle, uma descrição experimental do comportamentos dos gases, especificamente entre a pressão e o volume.