Pasteur ficou conhecido por suas descobertas que tiveram enorme importância na história da química e da medicina. É lembrado por suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Entre seus feitos mais notáveis pode-se citar a redução da mortalidade por febre puerperal, e a criação da primeira vacina contra a raiva.
A quirilalidade
O termo quiralidade está intimamente relacionado com a Química, contudo, é um fenômeno que se manifesta em tudo o que é Vivo. A quiralidade foi compreendida pela primeira vez por um químico francês muito famoso que dava pelo nome de Louis Pasteur (responsável pela criação do processo de pasteurização). Pasteur, certamente um homem muito paciente, conseguiu, pela primeira vez separar manualmente os dois enantiõmeros do sal do ácido tartárico, o que lhe permitiu chegar à conclusão que, apesar de parecerem o mesmo composto, existiam diferenças importantes entre eles.
Joseph Meister
Joseph Meister (Steige, Alsácia, 21 de Fevereiro de 1876 — Paris, 16 de Junho de 1940) foi o primeiro ser humano imunizado contra a raiva, por Louis Pasteur, e a sobreviver à infecção da doença, em julho de 1885.
Aos 14 anos Meister foi contratado por Pasteur para cuidar de suas cobaias. Mais tarde Meister veio a assumir a padaria do pai mas, falindo, resolve pedir emprego a Pasteur, no seu Instituto, iniciando com auxiliar de laboratório; em 1918 tornou-se seu concierge.2
Em 1940, dez dias depois da entrada em Paris do exército nazista, Meister pôs fim à própria vida, supostamente para não ver o país ocupado pelos invasores, ou que esta ocupação profanaria o túmulo de Pasteur; na família, contudo, outra versão é narrada, de que teria se sentido culpado por não ter conseguido proteger os seus.