-
3000 a.C. Egípcios formularam a teoria do Ogdóade, ou as "forças primordiais", do qual tudo seria formado. Estes eram os elementos dos caos, numerados em oito, que existiam antes da criação do sol.
-
1900 a.C. Hermes Trismegisto, rei mitológico do Egito Antigo funda a arte da alquimia
-
1200 a.C.Tapputi-Belatikallim, um produtor de perfumes, é mencionado numa tabela cuneiforme na Mesopotâmia.
-
450 a.C.Empédocles afirma que todas as coisas são compostas de quatro elementos primários: terra, ar, fogo e água, pelas quais duas forças ativas e opostas, amor e ódio, afinidade e antipatia, atuam sobre estes combinando e separando em uma variedade infinita de formas.
-
440 a.C.Leucipo e Demócrito propoem a idéia do átomo, uma partícula invisível do qual a matéria seria feita. A idéia é amplamente rejeitada pelos filósofos em detrimento da visão aristotélica.
-
360 a.C.Platão cria o termo "elemento" (stoicheia) e em seu diálogo Timeu, o qual inclui uma discussão de composição de corpos orgânicos e inorgânicos e é um tratado elementar de química, assume que a menor partícula de cada elementos tem um formato geométrico especial: tetraedro (fogo), octaedro (ar), icosaedro (água) e cubo (terra).
-
350 a.C.Aristóteles, expandindo as ideias de Empédocles, propôs a idéia de susbstância como uma combinação de matéria e forma. Ele descreveu a teoria dos cinco elementos (fogo, água, terra, ar e éter) que foi amplamente aceita pelo mundo ocidental por quase mil anos.
-
50 a.C.Lucrécio publica De Rerum Natura, uma descrição poética das idéias do atomismo.
-
300 Zósimo de Panópolis escreve um dos mais antigos livros de alquimia conhecido, no qual define como o estudo da composição das águas, movimentos, crescimentos, incorporação e extração dos espíritos dos corpos e ligação destes com os corpos.
-
770 O alquimista árabe-persa Geber, que é "considerado por muitos como o pai da química", desenvolve um método experimental para a alquimia, e isola ários ácidos incluindo o ácido clorídrico, ácido nítrico, ácido cítrico, ácido acético, ácido tartárico e água régia.
-
1000 Al-Biruni e Avicena, ambos alquimistas persas, refutam a prática da alquimia e a teoria da transmutação de metais.
-
1167 Primeira referência a destilação do vinho na Escola Médica Salernitana.
-
1220 Robert Grosseteste publica vários comentários de aristóteles onde ele fornece detalhes de um sistema primitivo do método científico.
-
1250 Tadeo Alderotti desenvolve a destilação fracionada, que é muito mais efetiva do que as predecessoras.
-
1260 Alberto Magno descobre o Arsênico e o nitrato de prata. Ele também fez uma das primeiras referências ao ácido sulfúrico. 1267 Roger Bacon publica Opus Maius, o qual entre outras coisas, propõe uma forma primitiva do método científico, e contém os resultados de seus experimentos com a pólvora.
-
1310-Pseudo-Geber, um alquimista espanhol anônimo o qual escreve sob o nome de Geber, publica vários livros que estabelecem a teoria consolidada de que todos os metais são compostos de várias proporções de Enxofre e Mercúrio .Ele é um dos primeiros a descrever o ácido nítrico,água régia e a aqua fortis.
-
1530 Paracelso desenvolve o estudo da iatroquímica, uma subdisciplina da alquimia dedicada a estender a vida, sendo assim as raízes da farmacêutica moderna. Também é alegado o primeiro uso da palavra "química".
-
1597 Andreas Libavius publica Alchemia, um protótipo de livro-texto de química.