top of page

O forte e pungente odor do cloreto de amónio já era conhecido dos Ammonians, os veneradores do deus egípcio Ammon, e usado nas suas cerimónias religiosas. 
O cloreto de amónio era já conhecido de Geber no século sétimo. Foi trazido da Arménia e chamado sal armenicum. Este nome foi mudado para sal armonicum e, finalmente, para sal ammonicum. O último nome foi aplicado aos sais que vinham das vizinhanças do templo de Júpiter Ammon, no deserto Líbio. Originalmente, constava de sal comum, e o nome proveio mais tarde do salmiac egípcio. O amoníaco aquoso foi também preparado por destilação (aquecimento) de cascos e chifres de animais obtendo por isso o nome de spirits of hartshorn (espírito de chifre de veado ou amoníaco). O amoníaco é o produto de redução extremo e mais estável que se origina da decomposição das combinações azotadas dos organismos vegetais e animais; forma-se sempre que entram em putrefacção substâncias orgânicas; especialmente urina (que contém ureia) decmposta, que cheira fortemente a amoníaco.

A Origem do Nome

O que é Amoníaco?

A amônia ou gás amônia, também chamado de amoníaco em solução aquosa, é um composto químico constituído por um átomo de nitrogênio e três átomos de hidrogénio.

NH3

 

 

O químico Fritz Haber (1868 – 1934) com a ajuda do engenheiro William Carl Bosch (1874 – 1940), criou um processo de síntese da amônia, ou seja, ela poderia ser produzida de forma artificial. Veja a equação que representa o processo:


 

N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g) ∆ H = -92,22 Kj

 

A amônia pode ser usada diretamente como fertilizante ou ainda constituir matéria prima principal para a produção de fertilizantes nitrogenados. Outra utilização da amônia é para a produção de explosivos, esta aplicação também foi descoberta por Haber, que foi o objetivo inicial de sua pesquisa que visava autilização desses explosivos na I Guerra Mundial.

 

Síntese da Amônia

1898 fez uma previsão que aterrorizou a humanidade: a produção de alimentos cairia desastrosamente em razão da falta de fertilizantes nitrogenados, tudo porque até então só existiam na forma natural e já se encontravam escassos.

bottom of page